Parceria Internacional

GCTS Testing Systems

A SOLOCAP é o representante e distribuidor exclusivo da GCTS no Brasil. Há mais de 5 anos, conduzimos grandes projetos em parceria com clientes e universidades nacionais, para aquisição de equipamentos de alta tecnologia e qualidade americanas.

Desde 1994, a GCTS projeta e oferece uma seleta lista de equipamentos para ensaios em laboratórios e in-situ, bem como softwares que vão desde a modificação e adaptação de equipamentos existentes até a compra de novos sistemas servocontrolados.​

A GCTS fabrica uma linha completa de sistemas de equipamentos servocontrolados para ensaios com cargas pneumáticas, hidráulicas ou eletromecânicas. Cada sistema vem com um pacote de software versátil, oferecendo controle de ensaios, aquisição de dados e elaboração de gráficos – tudo em uma única interface de fácil assimilação.

Além de um quadro de funcionários altamente qualificado, a GCTS conta com consultores especializados, engenheiros e técnicos com vasta experiência em instrumentação, eletrônica, mecânica e fabricação, além de outras áreas voltadas para equipamentos de ensaio.

Dessa forma, a GCTS adquiriu uma vasta experiência em engenharia e projetos, com forte presença global, em mais de 100 países de todos os continentes, com satisfação garantida.

Em parceria com a GCTS, oferecemos equipamentos de alta qualidade e tecnologia americanas. Coordenamos, em todo o território nacional, o processo de aquisição dos equipamentos GCTS, desde a cotação até a entrega no laboratório desejado pelo cliente.

Em visita pre-agendada com o cliente, prestamos suporte técnico completo na instalação dos equipamentos, bem como a verificação das condições de uso e treinamento operacional de sua equipe. Oferecemos todo o suporte necessário, tanto na entrega técnica como em futuras manutenções, atualizações e/ou upgrades de seu sistema.

A Solocap e a GCTS vem conduzindo grandes projetos em universidades nacionais, como no Instituto Tecgraf/ PUC-Rio, no GTEP – Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo e no LEM/DEC – Laboratório de Mecânica de Rochas e Laboratório de Estruturas e Materiais da PUC-Rio, bem como no LITPEG – Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Universidade Federal do Pernambuco, em Recife.

Dentre outros clientes nacionais que contam com a tecnologia GCTS no Brasil, destacam-se a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Ouro Preto, a AngloGold Ashanti e a Petrobrás.

A seguir, alguns dos equipamentos e sistemas oferecidos pela GCTS.

AMPT-15 EQUIPAMENTO PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA MISTURA ASFÁLTICA.

O Equipamento para avaliação do desempenho da mistura asfáltica  (AMPT-15) foi projetado para executar facilmente uma ampla gama de ensaios de asfalto, de acordo com os requisitos da AASHTO, ASTM e NCHRP. Fornecido com bancada compacta e econômica, ideal para ensaios de laboratórios e universidades. Acessórios disponíveis para diversos ensaios em misturas asfálticas, dentre eles:

 

– Módulo dinâmico;

– Tempo de escoamento;

– Volume de escomento;

– Módulo resiliente;

– Fadiga à flexão do feixe;

– Tensão indireta;

– Flexão semicircular;

– Texas Overlay;

– Tensão direta (SVECD).

SISTEMA DE ENSAIOS DE MÓDULO DINÂMICO AUTOMÁTICO ADM-100

O Sistema de ensaios de módulo dinâmico automático ADM-100 permite traçar gráficos completos de forma rápida e precisa. É fornecido com sensores de deformação sem contato com repetibilidade de 0,5 mícrons.

– Capacidade de carga dinâmica: 25kN;

– Capacidade de carga estática: 100kN;

– Curso axial: 100mm;

– Abertura vertical: 1200mm;

– Abertura horizontal: 600mm;

– Controle de temperatura de -15°C a 80°C.

Normas Relevantes:

  • AASHTO T 342 Standard Method of Test for Determining Dynamic Modulus of Hot-Mix Asphalt Concrete Mixtures
  • ASTM D3497 Standard Test Method for Dynamic Modulus of Asphalt Mixtures
  • EN 12697-25 Bituminous mixtures. Test methods for hot mix asphalt.Cyclic compression test.
SISTEMA DE ENSAIO DE CARGA PONTUAL PLT-2W

O Sistema de Ensaio de Carga Pontual PLT-2W é um sistema extremamente preciso, portátil e de fácil manuseio. Inclui software para coleta de dados automaticamente e faz a leitura da resistência média não-confinada. Capaz de executar ensaios de compressão não-confinados e pode ser fornecido com placas ultrassônicas opcionais para medir a velocidade da onda P. Opera com bateria e usa o Bluetooth para enviar dados em tempo real a um smartphone.

– Capacidade de carga: 100kN;

Design leve e compacto;

– Aquisição de dados por Bluetooth;

– Inclui sensores de carga e deslocamento;

– Medição automática das amostras;

– Unidades selecionáveis ​​pelo usuário;

– Funcionamento com bateria interna;

– Aplicativos para sistemas IOS e Android.

Normas Relevantes:

  • ASTM D5731 Standard Test Method for Determination of the Point Load Strength Index of Rock and Application to Rock Strength Classifications
  • ASTM D7012 Standard Test Methods for Compressive Strength and Elastic Moduli of Intact Rock
  • ASTM D3967 Standard Test Method for Splitting Tensile Strength of Intact Rock Core Specimens
  • ASTM E10 Standard Test Method for Brinell Hardness of Metallic Materials
  • ISRM Suggested Method for Determining Point Load Strength
  • ISRM Suggested Method for Determination of the Uniaxial Compressive Strength of Rock Materials
  • ISRM Suggested Method for Determining Indirect Tensile Strength by the Brazil Test.
EQUIPAMENTO PARA ENSAIOS DE CISALHAMENTO DIRETO RDS-200

O Equipamento para Ensaios de Cisalhamento Direto GCTS RDS-200 para rochas é simples e econômico. Ele permite ensaiar uma variedade de configurações de amostras de rochas. Seu sistema é automatizado e inclui software avançado que facilita a rotina de ensaios do usuário.

– Possui servocontrole de malha fechada, dupla atuação (empurrar/puxar) a 100kN (10 ton) de carga de cisalhamento, com curso de 25 mm e carga normal de 50 kN (5 ton) com curso de 25 mm.

– Estrutura de reação rígida de carga normal montada em rolamentos deslizantes para minimizar o atrito horizontal, mantendo a carga normal na vertical durante todo o deslocamento de cisalhamento.

– Anéis de amostra com diâmetro interno de 150mm (6″) para amostras com até 150mm de altura.

Software para realização automática de ensaios de cisalhamento direto com tensão normal constante ou rigidez normal constante.

– Exibição em tempo real do gráfico durante o ensaio.

– Outras capacidades de carga e dimensões de amostras estão disponíveis, incluindo sistemas de ensaios em larga escala para cargas de cisalhamento de até 1.000kN (100ton) e tamanhos de amostra de até 300mm de diâmetro ou lateral.

RETÍFICA E SERRA DE AMOSTRAS RSG-75

A Retífica e Serra para Amostra 2 em 1 da GCTS (RSG-75) é ideal para preparar amostras de rocha e concreto para ensaios laboratoriais. Possui serra de diamante, permitindo cortes precisos nas dimensões especificadas pelo operador.

– Retífica de laboratório e serra combinados;

Design compacto;

– Gabinete de segurança com sensor de travamento;

– Totalmente coberta para evitar dissipação de poeira e resíduos.

SISTEMA TRIAXIAL PARA ENSAIOS DE ROCHA RTR-1000

O Sistema para Ensaios Triaxiais da GCTS (RTR-1000) foi projetado para configuração rápida e facilidade no manuseio das amostras. Pode acomodar uma grande variedade de ensaios, como Triaxial, ultrassônico, tensão direta, permeabilidade, resistividade e diversos outros. A montagem / desmontagem rápida da célula é realizada sem esforço com o pressionar de um único botão. Não são necessários parafusos ou outros elementos de fixação para a montagem, proporcionando ao usuário uma configuração mais rápida e fácil e, portanto, realizando ensaios em pouco tempo.

– Célula triaxial de alta pressão GCTS com elevação / trava hidráulica para operação rápida, fácil e segura.

– Ideal para instalações de ensaios de produção.

– Capacidade de carga de 1.000 kN (340 kips) e rigidez de 2.000 kN/mm.

– Capacidades de carga maiores disponíveis mediante solicitação.

– Servo-controle digital de malha fechada.

– Painel integrado de pressão de confinamento e poros com intensificadores duplos.

– Pressões de até 70 MPa ou 140 MPa.

– Diâmetro da amostra de 60mm.

– 24 linhas de alimentação elétrica (6 conectores) para instrumentação interna, como células de carga, LVDT, termopares, velocidade ultrassônica e sensores de emissão acústica.

– Sistemas econômicos “prontos para uso”, construídos de acordo com as especificações do cliente.

SISTEMA PARA ENSAIO DE CISALHAMENTO DE ANEL RESIDUAL SRS-150 PARA SOLOS

O Equipamento para ensaios de Cisalhamento da GCTS (SRS-150) é ideal para determinar a resistência residual de solos drenados e continuamente cisalhados. Este equipamento de cisalhamento foi desenvolvido para fornecer resultados extremamente precisos com facilidade.

– Tecnologia de motor Harmonic Drive para faixa de velocidade de rotação contínua controlada por computador com folga zero de 0,001 a 360 graus por minuto (°/min).

– Capacidade de torque contínuo de 300 N-m.

– Capacidade de carga normal de 10 kN.

– Tensão normal máxima de 1000 kPa.

– Tensão máxima de cisalhamento de 1300 kPa.

– Com design compacto, a estrutura de carga e motor são acondicionados dentro do gabinete abaixo da área de preparo da amostra.

– Permite ensaiar amostras com diâmetro externo de 6″ e diâmetro interno de 4″ (área da amostra efetiva de 98cm²).

SISTEMA TRIAXIAL CÍCLICO PNEUMÁTICO STX-050

O Equipamento para ensaios de Cisalhamento da GCTS (SRS-150) é ideal para determinar a resistência residual de solos drenados e continuamente cisalhados. Este equipamento de cisalhamento foi desenvolvido para fornecer resultados extremamente precisos com facilidade.

O sistema triaxial cíclico pneumático da GCTS (STX-050) é ideal para a realização de ensaios triaxiais convencionais, ou seja, uma taxa constante de ensaios de compressão axial por deformação, bem como procedimentos avançados, como o ensaio K0 e “caminho” de tensão/deformação.

Sua versatilidade permite uma fácil execução de testes dinâmicos para liquefação, módulo resiliente, resistência cíclica e muito mais.

– Servo controle digital de malha fechada;

– Permite executar automaticamente os estágios de saturação, consolidação e cisalhamento;

– Carregamento estático e dinâmico;

– Caminho de tensão/ deformação;

– Frequências de até 5 Hertz;

– Atualização opcional do sistema de ensaios de solos não saturados também disponível.

DISPOSITIVO PARA ENSAIO DE CARACTERÍSTICA DE SOLO X ÁGUA SWC-150

O Dispositivo de ensaio da característica do solo x água da GCTS (SWC-150) é um dispositivo simples usado para realizar ensaios de solo não saturado e pode obter a curva característica solo x água (SWCC) completa para um determinado solo.

– Simula o estado de pressão vertical in situ;

– Rastreia alterações de volume;

– Rastreia o conteúdo de água;

– Sucções aplicadas até 1.500 kPa;

– Curvas de secagem (dessorção) e de umedecimento (adsorção);

– Manômetros duplos e reguladores para controle preciso da pressão;

– Fabricado em aço inoxidável com botões manuais para instalação rápida;

– Compensador de pressão no aríete de carga;

– Capacidade de descarga e medição de ar difuso;

– Coluna suspensa opcional para aplicação de sucções abaixo de 5 kPa;

– Aquecedor opcional para evitar a condensação de vapor dentro da célula;

– Opcional: Dispositivo para medição da sucção inicial do tipo nulo em amostras intactas.

SISTEMA DE ENSAIO DE COLUNAS RESSONANTES / CISALHAMENTO TORCIONAL TSH-100/200

O Sistema de Ensaio de Coluna Ressonante / Cisalhamento Torcional da GCTS (TSH-100/200) combina os recursos dos dispositivos de coluna ressonante e cisalhamento torcional em um sistema para avaliar com precisão os parâmetros dinâmicos do solo.

– Executa vários ensaios sob diferentes condições;

– Realiza ensaios de coluna ressonante e cisalhamento torcional de amortecimento do módulo em solos e asfalto (amostras sólidas e ocas);

Software fácil de usar para executar automaticamente ensaios de coluna ressonante e cisalhamento torcional;

– Sistema de acionamento e medição flutuante para permitir grandes deformações angulares e axiais das amostras;

– Pressão máxima de confinamento de 1.000 kPa (150 psi). Capacidades maiores disponíveis mediante solicitação, por meio de uma parede celular metálica;

– Cabeçotes com transdutores ultrassônicos para medições de velocidade das ondas P e S disponíveis mediante solicitação;

– Estrutura de carga para realizar ensaios em condições de tensão anisotrópica, além de ensaios estáticos e dinâmicos convencionais.

Endereço

Av. dos Açudes, 99 Alto dos Pinheiros, Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP:30530-720

Telefone

(31) 3047-7460

E-mail

Consultas / Vendas - comercial@solocap.com.br
Serviços / Obras - geotecnia02@solocap.com.br
Serviços / Ensaios - geotecnia01@solocap.com.br