IRI – Avaliação da condição funcional dos pavimentos.

Levantamento da Irregularidade Longitudinal

IRI

O Levantamento de Iregularidades Longitudinais (IRI) trata-se de um sistema de medição do perfil longitudinal de um pavimento rodoviário realizado com o auxílio de medidores de distância sem contato (a laser), medidores de aceleração vertical do veículo (acelerômetros), de um sistema preciso de medição de deslocamento / velocidade, tudo gerenciado por um sistema microprocessado, que coordena a aquisição dos dados e os envia a um computador portátil, em tempo real, através de uma porta do tipo USB.

  • O sistema é capaz de realizar as medições no período noturno à freqüência de aproximadamente 4.000 medidas por segundo, em cada um dos sensores. A velocidade de deslocamento do veículo pode variar durante as medições e não tem um limite superior, o que permite – de acordo com as condições de segurança – que o levantamento seja realizado em até 120 km/h, por exemplo. Recomenda-se, entretanto, que os levantamentos sejam realizados a velocidades superiores a 30 a 40 km/h.
  • Os medidores de distância a laser funcionam por triangulação, ou seja, um feixe laser de média potência apontado perpendicularmente ao pavimento tem sua posição registrada por um sensor especial, para o qual o reflexo do laser no pavimento é direcionado. Na figura abaixo, é possível entender o funcionamento deste tipo de medidor. Os pontos 1, 2 e 3 representam distâncias possíveis do veículo até o pavimento e sua representação no sensor especial.
  • Cada um dos medidores de distância a laser tem, internamente, um sistema eletrônico microcontrolado que gerencia a execução e a transmissão dos dados de cada medida, de acordo com as solicitações do sistema gerenciador. O curso útil de cada sensor é de 200 mm e a sensibilidade das medidas é de 0,1 mm.
  • Os sensores de aceleração vertical ficam instalados dentro de dois dos módulos laser e são responsáveis pelo registro realizado na mesma freqüência com que se realizam as medições de distância e da aceleração vertical do veículo. Essa informação, depois de processada, permitirá conhecer a posição relativa do veículo ao longo de todo o levantamento, o que permite a correção das medidas de todos os sensores, que é o perfil longitudinal entregue pelo equipamento.

EQUIPAMENTOS

Os levantamentos de irregularidade longitudinal e afundamento de trilha de roda serão realizados com equipamento conforme descrição:

Perfilômetro a Laser

  • Número de Módulos de Distância (Lasers): variável (14 no máximo).
  • Curso Útil dos Sensores: 20 cm
  • Número de Sensores de Aceleração: 4
  • Sistema de Medição da Distância: 600 pulsos/volta
  • Taxa de Aquisição de Dados: 4000/s
  • Software de Campo para Coleta e pré-processamento de dados
  • Software de Processamento para Cálculo da Irregularidade

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