FWD – Falling Weight Deflectometer
Adquira sua unidade Solocap para a avaliação da condição estrutural dos pavimentos de forma segura.
O que o FWD Solocap oferece?
O levantamento deflectométrico é um procedimento que consiste no levantamento contínuo e sistemático das deflexões máximas reversíveis, bem como da linha de influência em pontos afastados do local de aplicação de carga, nas diversas camadas de pavimento, inclusive na superfície regularizada do subleito.
A avaliação das condições estruturais do pavimento através da determinação das deflexões elásticas recuperáveis (D0 e linhas de influência) por meio de deflectômetro de impacto tipo “Falling Weight Deflectometer” (FWD), capaz de aplicar uma carga dinâmica de 41 KN a 150 KN, conforme o procedimento DNER PRO 273/96 – “Determinação de Deflexões Utilizando Deflectômetro de Impacto Tipo “Falling Weight Deflectometer (FWD)”.
Descrição do Equipamento:
Deflectômetro de impacto tipo “Falling Weight Deflectometer” (FWD).
• Equipamento montado e adaptado no interior de uma van, favorecendo plena distribuição e estabilização da carga total do FWD sobre o revestimento.
• Executa avaliações das condições estruturais do pavimento, com da determinação das deflexões recuperáveis e, do delineamento da linha de influência da bacia de deformação.
• Capaz de aplicar uma carga dinâmica de 7 a 150KN, conforme o procedimento DNER-PRO 273/96 – “Determinação de Deflexões Utilizando Deflectômetro de Impacto Tipo “Falling Weight Deflectometer (FWD)”.
• Equipado com até 11 geofones da fabricação americana.
Os dados coletados em campo durante o Levantamento Deflectométrico são obtidos com o FWD montado em uma van dedicada, cujo princípio de fundamento consiste em um conjunto de pesos que é solto em queda livre sobre uma plataforma com amortecedores de borracha e a carga de impacto é transferida para o pavimento por meio de uma placa de carregamento.
O padrão de carga utilizada para rodovias, de acordo com as normas brasileiras, é de 41 KN, podendo ser alterado a critério do cliente, enquanto a faixa de carga do FWD é de 7 a 150 KN, ou seja, pista simples de tráfego leve a pesado e, ainda, pista de aeródromos e de aeroporto internacionais, onde pousam desde Boeing 747 a Airbus A380. Quando submetido a um pulso de carga, o pavimento deforma e uma bacia de deflexão é delineada.
Especificações técnicas do FWD
- Célula de carga especial e sistema de carga – Gama de carga: 7-150kN.
- Precisão da célula de carga: +/- 2%.
- Resolução de carga: 0,1kN (1kPa).
- Extensão da viga com Geofone: 1870mm do centro.
- Número de geofones: capacidade de até 11 geofones.
- Precisão dos geofones: +/- 2%.
- Resolução dos geofones: 1 mícron.
- Gama de geofone: 2000 mícron.
- Duração do impulso de carga: 30ms.
- Força do impulso de carga: Essencialmente meia-senoidal.
- Placa de carga: 300mm de diâmetro – 4 divisões.
- 3 sensores automáticos de temperatura integrados ao software (do ar, da superfície, do asfalto).
- Tipo de sensor de temperatura: A laser.
- Resolução de temperatura: 0,1°C.
- Sensor de deformação: Transdutor de velocidade sísmica.
Outros dados do FWD
- Laptop Lenovo com software de coleta de dados instalado – programa de campo no ambiente Windows.
- DMI (Indicador de distância percorrida) integrado em software.
- Interface de GPS integrada.
- Manuais de operação.
- 12 meses de garantia das peças, 6 meses de garantia do Laptop.
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Dimensões do veículo C x A x L (m): 6,20 x 2,60 x 2,50.
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Peso do veículo + Unidade FWD: 3.200kg.
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Quantidade de eixos: 2.
Calibração dos Equipamentos
A primeira calibração do FWD é realizada na sede da Solocap, por nosso técnico parceiro, com proficiência para calibração de FWDs reconhecida pela AASHTO, conforme procedimentos:
- Procedimento de calibração
- Procedimento de calibração relativa
- Calibração absoluta dos geophones
- Calibração da célula de carga
- Calibração do sensor de temperatura
- Calibração do contador de medidores de distância
- Verificação de repetibilidade a curto prazo
- Teste de resposta de frequência
- Teste de linearidade
- Emissão do certificado